Você provavelmente está acostumado a ver a palavra TEXTO. Mas sabe qual o seu conceito? Para entendê-lo, pense nas duas seguintes situações:
1. Você foi visitar a professora Elizete em sua casa. Ao chegar em frente ao portão, avistou uma placa com os dizeres: “Cuidado, cão bravo”.
2. Ao olhar para o chão, chamou-lhe a atenção um pedaço de papel, onde estava escrito “Ônibus”.Em qual das situações uma única palavra pode constituir um texto? Na situação 1, o enunciado “Cuidado, cão bravo” está dentro de um contexto significativo por meio do qual as pessoas interagem: você, como leitor da expressão, e as pessoas que por ali passam diariamente, conseguem entender a intenção comunicativa e a necessidade de haver cuidado com o cão que guarda aquele ambiente. Assim, o enunciado
“Cuidado, cão bravo” é um texto.
Na situação 2, a palavra "Ônibus” não é um texto. É apenas um pedaço de papel encontrado na rua por você. A palavra
"Ônibus", na circunstância em que está, quer dizer o quê? Não há como saber.
Mas e se a palavra "Ônibus" estiver escrita numa placa num ponto de "Ônibus" ? Aí sim, nessa situação, a palavra
"Ônibus" constitui um texto, porque se encontra num contexto significativo em que os órgãos responsáveis pela sinalização querem dizer algo para a população (no caso, local em que é permitido parar ônibus) e, então indicam isso.Texto é, então, uma seqüência verbal (palavras), oral ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação. O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir.
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